A ESPRODOURO viu aprovado no passado dia 9 de dezembro, a sua candidatura a Centro Tecnológico Especializado (CTE) Industrial em Enogastronomia, obtendo 91 pontos (em 100) na candidatura. Será um investimento de cerca de dois milhões de euros, criando laboratórios para a formação enogastronómica e tecnológica da região.
Existiam 6 vagas para a região do Douro, tendo sido aprovados 6 das 18 candidaturas. Assim, foram aprovados para a região do Douro, na Régua o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia viu aprovados 2 CTE (industrial e de informática), em São João da Pesqueira, a ESPRODOURO um CTE industrial em Enogastronomia, em Murça a Escola Profissional Marquês do Valle Flor e a em Vila Real a Escola Secundária Camilo Castelo Branco em informática, e em Lamego, o Agrupamento de Escolas Latino Coelho viu aprovado o CTE em Energias Renováveis.
Nas palavras do Diretor Geral e Pedagógico da ESPRODOURO, Fernando Rodrigues, “é um orgulho que a ESPRODOURO tenha sido reconhecida pelo esforço que dedica ao Douro. Teremos em 2024 todos os argumentos para nos afirmarmos como um Centro Tecnológico Especializado em Enogastronomia de Excelência, fazendo justiça ao Douro, um dos melhores destinos enogastronómicos do mundo. A par vamos dinamizar o Pólo de Inovação do Douro, na Quinta de Santa Bárbara, onde em conjunto com o Município e a DRAPN, vamos criar condições para o desenvolvimento de novos projetos de inovação e consolidação no Douro. Deixamos assim de ter desculpas para nos assumirmos como referências nacionais e internacionais neste domínio, esperando ser um centro com formação ao mais alto nível como anseiam as empresas e famílias da nossa região.”
A ESPRODOURO cresceu 54,47% em alunos ativos (jovens e adultos) em relação ao ano letivo anterior, contando com 190 alunos ativos, tendo 26,87% dos seus alunos oriundos de outros países, tendo reduzido as taxas de desistência de alunos e abandono escolar, tornando-se uma escola prática e de proximidade. Os seus alunos têm práticas em Portugal e noutros países, como Espanha e Itália, com o projeto ERASMUS.
A realização de vários eventos como o Congresso Internacional de Aprendizagem Eficaz, a Master Class de Hotelaria e Restauração, as Jornadas Digitais e de Eletrónica e o Festival Enogastronómico, são alguns dos exemplos que marcam o dinamismo desta escola na região do Douro, que tem vários chef’s famosos formados a nível nacional.
O Presidente da Direção da ASDOURO e Vice-Presidente do Município de São João da Pesqueira, Dr. José Rodrigues, refere que “é um prazer e um orgulho ver este projeto aprovado. É o passar para um nível acima na excelência e na formação, colocando São João da Pesqueira no mapa nacional. Com esta aprovação provamos que no Douro somos resilientes e que os sonhos são possíveis, e que as nossas gentes merecem o nosso esforço. Este desafio levará a um investimento forte na educação e na receção de jovens na nossa região, o que faz de nós uma estrela que brilha no coração do Douro. Nada disto seria possível sem o trabalho de toda a equipa da ESPRODOURO e do Centro Qualifica ESPRODOURO que se afirmam cada vez com mais sucesso, na formação de jovens e adultos. É um orgulho para mim pertencer à Direção que deu a volta por cima nesta escola.”
A ESPRODOURO tem em funcionamento cursos de Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico Vitivinícola, Técnico de Comunicação e Serviço Digital e Técnico Auxiliar de Saúde, sendo que as empresas apoiam financeiramente todos os estágios dos jovens desta escola.