
No âmbito do projeto literário e cultural “Escritores a Norte- Vidas com Obras em Casas d´escritas”, promovido pela Direção Regional da Cultura do Norte, foi apresentado no dia 14 de dezembro, em Soutosa, Moimenta da Beira, a obra literária que engloba 12 escritores, incluindo Aquilino Ribeiro e um documentário acerca do “Mestre” das Terras do Demo.
Foi com o auditório da associação “Baldios-Terras de Aquilino Ribeiro” repleto de gente que foi apresentado o livro e documentário que revisitam a obra de Aquilino Ribeiro e a casa onde viveu e “onde sempre regressou”, em Soutosa, Moimenta da Beira e hoje sede da Fundação (e casa-museu) com o seu nome.
O projeto, promovido pela Direção Regional de Cultura e Norte, pretende promover uma aproximação dos públicos aos escritores do Norte, partindo da sugestão de visitas, físicas ou virtuais, às suas casas e espaços de memória.
“Selecionamos aqueles escritores que têm hoje espaços de visitação, que podem ser usufruídos por investigadores, jovens, turistas, que permitam o contacto direto com estes escritores”, explicou na apresentação o representante da Direção Regional da Cultura e Norte.
“Este projeto começou a ser desenvolvido no ano de 2013 e conta com uma preciosa colaboração de todos os municípios que têm na sua área geográfica escritores de referência”, acrescentou.
Ao elogiar a plateia repleta, Mário Augusto, crítico de cinema da RTP, revelou que têm “andado a apresentar o projeto em vários sítios e é a primeira vez que temos uma casa cheia”, afirmou.
De acordo com o crítico de cinema, este projeto destina-se a pessoas que “não têm de ser especialistas em Aquilino”, uma vez que o objetivo passa por “chegar a todos os públicos”, nomeadamente às escolas, turistas e público em geral.
“Aquilino Ribeiro é um autor muito querido e que merecia outra projeção a nível nacional”, acrescentou Mário Augusto ao revelar que o documentário deverá passar brevemente na RTP.
Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, sublinhou que “somos nós quem merecemos que Aquilino Ribeiro continue a dar esta contribuição” e que o “mestre continua a abrir os caminhos para o futuro”, uma vez que “antecipou em muitas décadas muitos dos nossos problemas atuais”.
“Espero que aproveitemos este documentário para refletir mais uma vez sobre tudo o que temos que fazer acerca dos nossos territórios. O mestre continua vivo e é por isso que faz sentido estarmos aqui todos”, concluiu o autarca de Moimenta da Beira.
No projeto participam e dão testemunhos dois netos do escritor (Mariana e Aquilino Ribeiro Machado), o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e três distintos aquilinianos: Henrique Monteiro, ex-diretor do Expresso, Paulo Neto e Lima Bastos, ambos com obra publicada sobre o mestre.
Ao todo, são 12 escritores do norte (e as suas casas) que integram a globalidade do projeto que foi produzido em quatro línguas e pretende dar motivos ao público para visitar os vários locais descritos na obra.