Chefs e sommeliers de restaurantes Michelin apresentam harmonizações com Vinho do Porto

0
Chefs e sommeliers de restaurantes Michelin apresentam harmonizações com Vinho do Porto

“As Estrelas dos Chefes com Porto” é a ação que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) promove este mês, em três restaurantes detentores de uma estrela Michelin, no Porto e em Lisboa, com o objetivo de reforçar o posicionamento do Vinho do Porto junto dos públicos, consumidores do segmento premium, complementando as sinergias da cozinha das estrelas com vinhos igualmente estrelados da Região Demarcada do Douro.

O primeiro restaurante já foi desafiado, no dia 15 de novembro, entre as 18h00 e as 20h00. Foi o Kabuki, em Lisboa, sob a batuta do chef Paulo Alves e do head sommelier Filipe Wang. O menu definido teve para aperitivo, Taylor’s Chip Dry White Port & Maguro Picante; a entrada, com Quinta do Vallado Tawny 20 Anos & Cavala Fumada, Miso e Alho Francês; o prato principal foi servido com Quinta do Cachão Vintage 1997 & Costela de Wagyu a baixa temperatura com Cogumelos e Gohan; as sobremesas com Martha’s LBV 2017 & Mochi Pêra Bêbeda e Graham’s 30 Anos Tawny & Mochi Pastel de Nata.

Segue-se, a 20 de novembro, o Vila Foz, no Porto, com as escolhas do chef Arnaldo Azevedo e da sommelier Luciana Barreto, entre as 18h00 e as 20h00. Do menu consta: Snack, Brioche, tártaro de wagyu, caviar imperial com Porto Blackett Extra Dry White; para entrada: Raviolis de lavagante com molho de foie gras e trompetas, Porto Blackett Extra Dry White; para prato principal, presa de porco preto, puré de castanha e maça reineta ,cogumelos e trufa com Porto Van Zeller Late Bottled Vintage 2017 e Porto Rozès Vintage 1995; as sobremesas vão do Amendoim e caramelo salgado com Porto Ferreira Dona Antónia Tawny 20 Anos à rabanada , creme de ovo e queijo da serra, com Porto Quinta do Estanho Tawny 30 Anos

Ainda a 23, volta-se a Lisboa, ao Loco, do chef Alexandre Silva, com as escolhas do chefe de sala, João Marujo, entre as 19h00 e as 21h00. O menu: snacks com Bao de Amendoim e Pimento assado Tartelete de Couve Roxa fermentada e Noz com Porto Vista Alegre Vintage 1997; Entrada e Momento de Pão consta de Couve Flôr, Cebola e Queijo de S. Jorge Pão de massa mãe e acompanhamentos, Porto Niepoort Dry White; Pratos contam com  Polvo grelhado, biKer de laranja, alho negro e pudim de cenoura fermentada, presa de Porco com Topinambur e Endívia, com Porto Quinta de Santa Eufémia 20 Ano; as sobremesas são Marmelo, Lima Kaffir e Cardamomo com Porto Quinta da Vacaria 40 Anos, Alfarroba, Presunto e Sumac com Porto Quinta dos Poços LBV 2015 e Petit Fours Alfajor de Lima e Pistacho | Financiê de Caju e Pinhão com gel de Vinho do Porto | Fudge de Chocolate e Miso negro Para o presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas, “esta iniciativa reveste-se de uma importância extrema para a promoção da Denominação de Origem Porto porque a posicionamos no patamar em que deve estar: nos mais premiados e distinguidos restaurantes do mundo, sendo o seu valor reconhecido e apreciado de forma tão exuberante”.