Sabrosa comemorou o 49.º aniversário da data que instaurou em Portugal a Liberdade

0
Sabrosa comemorou o 49.º aniversário da data que instaurou em Portugal a Liberdade

O Município de Sabrosa assinalou ontem, na manhã de 25 de Abril, os 49 anos da data que instaurou em Portugal a liberdade e a democracia, com um evento oficial que decorreu nos Paços do Município e no Auditório Municipal.

O 49.º Aniversário do 25 de Abril teve início pelas 10h00 com uma sessão solene nos Paços do Município com o hastear da bandeira e a interpretação do Hino Nacional pela Banda de Música de Sabrosa, com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários do concelho de Sabrosa e com a presença de várias entidades. De seguida, as comemorações tiveram continuidade no Auditório Municipal com a visita à exposição “Denegação por Anáfora Merencória – Memória da Resistência e da Reconquista da Liberdade e da Democracia” do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

No mesmo espaço decorreram as intervenções oficiais onde discursaram os representantes de todas as forças partidárias com assento na Assembleia Municipal, a Presidente da Assembleia Municipal de Sabrosa, Helena Maria Campos Ervedosa de Lacerda Pavão, e a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Maria Helena Marques Pinto da Lapa, que no momento enalteceu a democracia, citando Winston Churchill, que afirmou que a democracia é o pior dos regimes, excetuando todos os outros. Neste sentido, continuou dizendo que “de todos os sistemas, com as suas imperfeições, tenho a certeza, o sistema democrático é o menos imperfeito e aquele que tudo teremos de fazer para se manter. Há que valorizar a democracia, como valorizamos outros fatores fundamentais para o bem-estar das nossas vidas, e, assim, não voltaremos a cair no erro de nos entregarmos nas mãos daqueles que, com discursos populistas, pretendem implementar políticas que nos farão regredir como sociedade e enquanto seres humanos nos nossos direitos fundamentais. Tendo a democracia como uma realidade, respeitemos e valorizemos sempre os deveres e os direitos que nos são concedidos, transmitindo também às gerações futuras o valor da liberdade, os valores de Abril.”

Um dos pontos altos das comemorações aconteceu com a cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito Municipal, onde foram entregues aos funcionários municipais, com 25 ou mais anos de serviço, medalhas de mérito municipal grau prata, seguindo-se a entrega de medalhas de mérito municipal grau ouro às Instituições do concelho e às Juntas de Freguesia pelo papel determinante na prevenção e proteção de toda a comunidade sabrosense, aquando da pandemia provocada pela Covid-19, nomeadamente à população mais vulnerável. Por fim, foi ainda galardoado o artista Emanuel, “filho” da terra, com uma medalha de ouro, por ser uma figura pública que tem levado o nome de Sabrosa a todo o lado, sem nunca negar as suas raízes.

As comemorações terminaram com um momento musical onde foi interpretado o tema “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, pela Banda de Música de Sabrosa e com um brinde comemorativo.