A Direção Executiva do SNS anunciou a criação da ULS Unidade Local de Saúde de Trás os Montes e Alto Douro que terá sede em Vila Real, com efeitos a 01 de janeiro de 2024.
Quer isto dizer que o Centro Hospitalar, com as atuais três unidades hospitalares, Chaves, Vila Real e Lamego, vai-se juntar aos ACES, agrupamentos de centros de saúde, o do Alto Tâmega e Barroso, com sede em Chaves, o do Marão e Douro Norte, com sede em Vila Real, e o do Douro Sul, com sede em Lamego.
Esta operação de integração implica a extinção dos ACES e do Centro Hospitalar.
Ficarão na mesma estrutura de administração os cuidados primários e os hospitalares de 15 dos 19 municípios da CIM Douro e os 6 da CIM Alto Tâmega e ainda 1 da CIM Ave, num total de 22 municípios (concelhos de referência direta do atual centro hospitalar).
Esta Unidade Local de Saúde fará a gestão da saúde da fronteira até à beira. Uma área geográfica imensa. Em que de um lado ao outro, ou seja, da fronteira, por exemplo Montalegre, até à beira, Sernancelhe, distam quase 170 km.
Infelizmente seremos só cerca de 270 000 habitantes. É certo de que todos olhamos para este processo de integração como um difícil desafio. Por isso é aconselhável que o encararemos com ambição.
Ambição de se integrar verdadeiramente os recursos e os cuidados; De se abraçarem as pessoas destes territórios, colocando-as claramente no centro de todos os cuidados; de se combaterem as flagrantes iniquidades; de se promover a simplificação do acesso, demolindo o labirinto em que se transformou o SNS; de se envolverem os municípios e as instituições da comunidade; de se trazer a racionalidade à gestão dos cuidados que há muito tardava.
Faço parte de um grupo de pessoas que luta há anos pela integração de cuidados e que vê nas ULS uma esperança. Um bom e crucial passo para os efetivos Sistemas Locais de Saúde.
Há muito caminho para se fazer. Que seja feito com competência, com espírito aberto que envolva todos, com determinação, visão e sentido de missão.
Ainda abordei a hipótese de outra estrutura (ULS) mais localizada, mas acredito que mesmo assim o resultado será positivo.
Por isso, digo sim à ULS Trás os Montes e Alto Douro.
Pela saúde de todos!