Sernancelhe faz bem!
Sernancelhe sabe fazer muito bem à cultura e coloca-a numa dimensão audaz.
Valoriza o seu património material e imaterial, de forma invulgar!
Exemplo disto, recentemente no Carregal, pude assistir a um evento de altíssima qualidade organizativa, de elevadissimo conteúdo cultural e com uma participação de cidadãos absolutamente anormal.
E, com aquele requinte da simplicidade e do bom gosto!
Até o convívio final, com referências gastronómicas destas terras, espelhava a subtileza de quem concretiza com minúcia e planeamento.
A apresentação da reedição de um dos livros – cinco reis de gente- ícone da obra literária de Aquilino Ribeiro, foi um momento que nos encheu a alma!
Estava subjacente a vontade inequívoca de honrar o Autor, a sua obra, acolhendo, com peculiar sentido de inclusão cultural, todos sem exceção.
Um lançamento de um livro em ambiente físico e humano certamente pouco comuns.
Parabéns ao Município e ao povo de Sernancelhe pela participação , pela visão e capacidade de estar e fazer bem!
Saúde em Mudanças!?
O Governo prepara mudanças organizacionais na saúde, em particular nos Agrupamentos de Centros de Saúde.
Não nos perdoariam os cidadãos, se nada fizéssemos para impedir a morte lenta da estrutura que devia gerir proativamente os cuidados de saúde primários. Não deixemos os profissionais da saúde e a Governação Clínica deste nível de cuidados, que tanto esforço fazem, cada vez mais sozinhos. Saibamos encontrar rapidamente um caminho para a saúde na nossa região.
Aqui incluo também o Hospital de Lamego que precisa de um programa funcional que sirva os cidadãos e que valorize os excelentes profissionais que lá trabalham.
Não será possível arrastar por muito mais tempo estes problemas.
Em saúde arrastar no tempo, significa sempre…..!
Voltarei a este tema quantas vezes forem necessárias.
Os custos humanos da inação um dia podem ser contabilizados e enviada a conta a quem de direito!
Quantos somos?
Precisamos perceber quantos são os concelhos do Douro Sul disponíveis para apostarem nesta escala de forma mais consistente, a mínima de sobrevivência territorial.
As próximas eleições autárquicas, desejavelmente, poderiam fazer a agenda para as dinâmicas a considerar como prioritárias à escala Douro Sul.
Devemos aproveitar o que de bom já está a acontecer e planear o que desejamos promover em conjunto.
Lamego cidade de afetos!
Os Remédios, este evento humano fantástico, é há muitos anos uma grande referência nacional. Há uma clara associação de Lamego à festa de Nossa Senhora dos Remédios e aos fortes sentimentos que lhe estão subjacentes . Esta cidade agiganta-se nesta época. Precisamos encontrar um modelo, sem pôr em causa a essência, a identidade e a alma destas festas, que promova uma maior dinamização da estrutura económica de Lamego e da região. Não me canso de dizer que Lamego é uma das mais valiosas marcas territoriais de Portugal.
A aposta na educação!
De Penedono vem um exemplo de personalização do apoio às crianças e jovens nos meios logísticos do processo escolar.
É notável neste território do Douro Sul a quantidade de exemplos das estratégias bem conseguidas para facilitar a vida às famílias, permitindo uma cada vez maior democratização do acesso aos mais altos níveis de educação.
Felizmente os Municípios sabem que a educação é o vetor mais relevante da afirmação dos seres humanos.
Douro Sul
A cidade que se impõem!