O vinho é o motivo, as pessoas o objetivo!

0
Domingos Nascimento

Neste ano de 2023, objetivamente, a CIM – Comunidade Intermunicipal, associação de municípios, fez-se a COMUNIDADE DOURO, a CIDADE de aldeias, vilas e cidades de 19 municípios.

A COMUNIDADE DOURO é a Cidade que dá força, dimensão, escala, massa crítica, diversidade, união, a este território, dos mais extraordinários do mundo.

A COMUNIDADE DOURO é a primeira Cidade conceptual e simbólica do país.

Estamos a viver um tempo histórico. De significativa transformação. O Douro alarga-se, afirma-se e impõe-se. Faz-se mais Portugal.

Com a candidatura conjunta ao estatuto de Cidade Europeia do Vinho 2023 deu-se um grande passo para a mudança. As diversas atividades nos diferentes municípios ajudam a integrar e trazer todos para o acontecimento de valorização do vinho sem se esquecerem os outros produtos bandeira.

Para lá da divulgação dos excelentes vinhos, acontece a dinâmica relacional das PESSOAS, que fazem esta região.

As comemorações do dia de Portugal, Camões e das Comunidades, deixaram mais evidente a facilidade com que os responsáveis dos 19 municípios se relacionam e já assumem a união de propósitos. Pela primeira vez estas comemorações, que são da responsabilidade da Presidência da República, realizaram-se numa Cidade conceptual e simbólica, no caso, na primeira do país.

A COMUNIDADE DOURO ganhará raízes com coisas concretas que envolvam as PESSOAS e as organizações. Devemos continuar a fazer futuro com coerência, determinação e inclusão.

A COMUNIDADE DOURO implicará uma visão estratégica das lideranças políticas, que já começa a ser evidente, e depois a sua partilha com os cidadãos e com as organizações.

A COMUNIDADE DOURO exige também uma atitude clara e visível da Cidadania. Ou seja, também da sociedade deverá emergir uma estrutura que una, dê dimensão e força, às organizações do setor não lucrativo.

COMUNIDADE DOURO, vamos lá…!