Os Vinhos DOP Douro têm vindo a registar crescimentos constantes, tanto no mercado nacional, como no internacional. Entre 2006 e 2016 as exportações de Vinho do Douro triplicaram e as vendas em Portugal mais do que duplicaram.
Em 2017 mantém-se esta tendência, sendo de esperar que os resultados até ao final do ano (quando falta apenas apurar as vendas em Portugal no mês de dezembro) apresentem um novo recorde, com a venda de mais de 39 milhões de litros de Vinho do Douro, no valor de 158 milhões de euros, apresentando acréscimos, na ordem dos 11%.
Ao longo deste período, observam-se praticamente sempre taxas de crescimento mais acentuadas nas exportações do que no mercado nacional, pelo que se verificou um aumento da quota de mercado externo no total das vendas. A posição nacional foi reforçada em 2015 e 2016, altura em que o mercado interno foi o que mais contribuiu para o crescimento das vendas de Vinho do Douro.
Os dez principais mercados para o Vinho do Douro, que representam cerca de 90% das vendas, deverão ser em 2017 os mesmos de 2016, com Portugal à frente seguido do Canadá, embora com algumas alterações de posição no ranking com subida do Brasil e Reino Unido e descida da Suíça, Alemanha e EUA.
Portugal continua a ser o primeiro mercado para o Vinho do Douro, com uma quota de cerca de 60%. É de salientar que, segundo dados da Nielsen (incluindo vendas na distribuição e restauração), entre as quatro regiões com mais peso nas vendas de vinhos com DOP/IGP em Portugal, é o Douro que até setembro regista as maiores taxas de crescimento em 2017, e que tem o preço médio mais elevado.
Sobre as exportações de Vinho do Douro, destaca-se também o facto de apresentarem acréscimos mais significativos do que os verificados no total das exportações portuguesas de vinhos tranquilos com DOP e de lhes corresponder um preço médio mais alto.
Boas notícias para a Região Demarcada do Douro que vê nos resultados das vendas nacionais e internacionais o reconhecimento pela dedicação e qualidade do trabalho diário de todos os agentes envolvidos na produção, certificação, promoção e distribuição dos seus grandes vinhos.